22 novembro 2015

Resenha: O menino do pijama listrado (John Boyne)

"Na verdade, para onde quer que ele olhasse, só via dois tipos de gente: se não eram soldados felizes, sorridentes e gritalhões nos seus uniformes, então eram as pessoas infelizes e choronas de pijama listrado, a maioria das quais parecia estar olhando para o nada, como se estivessem de fato adormecidas."
O menino do pijama listrado

 Com mais de cinco milhões de livros vendidos em todo mundo, O menino do pijama listrado é um livro fantástico. 
 A história é narrada em 3º pessoa, onde Bruno, uma criança de 9 anos, surpreende-se ao voltar da escola e encontrar Maria, a governanta da família, arrumando as roupas do garoto em caixotes. A notícia de que a família vai se mudar, não agrada muito o menino, já que Bruno deixaria em Berlim (Alemanha) muitas coisas que ele gostava, como os poucos amigos e até a própria casa, uma grande construção da qual Bruno se orgulhava, por se tão bonita, espaçosa e ter sempre novos cantos e passagens dos quais o menino podia explorar.
 A casa nova porém, não lhe agradava nem um pouco, era pequena, não tinha cantos novos pra serem explorados, e era localizada em um rua solitária, isolada de tudo e de todos. Aos poucos, Bruno se adapta, e sua relação com a irmã Gretel, o caso perdido, melhora, já que na casa nova nenhum dos dois tem amigos. Com um tempo, Bruno e Gretel questionam-se por fatos muitos estranhos como: porque através da janela do quarto de Bruno, enxergam uma cerca com pessoas que estão sempre com as mesmas roupas, morando em cabanas, e porque tem sempre o mesmo corte de cabelo? 
 Com muitas perguntas e nenhuma resposta, Bruno começa a explorar a nova casa, e vai além, até depois da cerca. E mesmo com coisas diferentes acontecendo em sua casa, o garoto continua explorando e explorando, até que encontra Smuel, um judeu que, obviamente, vive do lado de dentro da cerca. A exploração de Bruno continua, agora com um novo companheiro, com muitas respostas embaralhadas, que gostaria que jamais tivesse desembaralhado.

Uma história sobre a guerra, mas principalmente sobre a amizade. A escrita do livro é bem simples, com descrições e detalhes importantes. Porém isso não garante uma leitura rápida, já que, pelo menos pra mim,é difícil ler sobre a Guerra, já que, de um modo, não se parece tão distante do que estamos vivendo atualmente. Essa história nos apresenta a ingenuidade de uma criança, a curiosidade natural de uma criança em descobrir coisas novas e as consequências disso que,infelizmente, não podemos enxergar quando somos tão pequenos.
Duas crianças diferentes, em lados opostos da cerca, com vidas opostas que acabaram se encontrando. E formando uma amizade proibida.
Se quiser saber mais detalhes sobre a história de Bruno e descobrir o desfecho dessa história, leia o livro O menino do pijama listrado, eu li e recomendo.


Título: O menino do pijama listrado
Autor(a): John Boyne
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção
Tradução: Augusto Pacheco Calil
Número de páginas: 192
Lançamento: 11 de outubro de 2007
ISBN: 978-85-3591-112-1

Classificação:
Leia um trecho do livro AQUI!

*P.S: É uma história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, por isso, recomendo que leia quando estiver "preparado".
Yasmin Deodato

8 comentários:

  1. Heey!
    "O Menino do Pijama Listrado" é um dos meus livros prediletos <3
    Com certeza essa história fascinante e maravilhosa deve ser lida por todos =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não li o livro, mas o filme é incrível! é uma história realmente linda e a amizade dos dois supera qualquer guerra, preconceito e padrões, capaz de mudar um pouco a história daquele terrível momento. Quero muito ler, só preciso achar tempo rs.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Oieee, ainda não li o livro mas pretendo, é um clássico. Obrigada por me lembrar dessa leitura ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oiee tudo bom?
    Olha eu tenho trauma desse livro pelo filme, eu corro de livros que me farão manchar as páginas com as minhas lágrimas kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler o "O Menino do Pijama Listrado", só assistir ao filme, mas se o livro for tão emocionante quanto o filme, tenho certeza que vou me emocionar de novo!
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aiiii, eu não li mas vi o filme, fiquei de boca aberta com o final. O filme é lindo e mostra exatamente com os humanos são egoístas e não pensam na amizade e no amor!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler O Menino do Pijama Listrado,ainda mais depois de sua resenha.<3
    Beijos,Karol.

    http://www.livros-etudomais.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Yasmin... li esse livro faz alguns anos e até agora não li outra história que me fizesse me emocionar tanto quanto. Como diz minha mãe: "É de cortar o coração, rs."

    Muito bom, mesmo; chorei, mas não espalha.

    Parabéns pela resenha, o texto é leve e bem escrito.

    Roberto Camilotti: blog de literatura.

    ResponderExcluir

E aí? O que você achou do post? Deixe um comentário. Sua participação é muito importante para nós ❤