23 março 2016

[Critica] Divergente - Filme

                                                                       "O que te faz diferente, te torna perigoso"


    Quem não ama o "bestseller mundial" da nossa querida Veronica Roth?  E tem como não amar sua adaptação para as telonas?
     Nesse filme, com duração de 139 min, temos presente toda a essência do livro, que acredito poder dizer, um dos favoritos entre os leitores.
                                             
                                              ***

       Em uma cidade, protegida pelo muro, as pessoas, há cerca de 100 anos, foram divididas segundos seus valores: os desprezados e os valorizados.  Aqueles que culpavam a covardia por todas guerras, formaram a Audácia, os corajosos. Já os que culpavam a agressividade, se juntaram e formaram a Amizade, os gentis. Os que depositavam toda a culpa na ignorância humana formaram a Erudição, os inteligentes.  Os que achavam que a culpada era a duplicidade e as mentiras, formaram a Franqueza, os honestos. Aqueles, que julgavam culpados o egoísmo e a vaidade formaram a Abnegação, os altruístas. As 5 facções.  Mas, exitem pessoas, que não se encaixam em apenas uma facção, eles não podem ser controlados pelas "regras" impostas pelo sistema, eles são Divergentes.
                    Quando as pessoas atingem a maioridade, fazem um teste de aptidão, que, através de um certo soro, passam por situações, que mostram em qual dar facções ele vai se dar melhor. As vezes, os adolescentes se mantem na facção de sua família, muitas vezes, deserdam.
                     Beatrice Prior, fez seu teste, e recebeu um resultado não tão esperado: Sim! Ela é Divergente.
                      Na cerimonia da escolha, os adolescentes que fizeram o teste, precisam fazer sua escolha: Audácia, Amizade, Erudição, Franqueza ou Abnegação.
                     Prior, terá que conviver com seu grande segredo, um segredo que pode comprometer sua vida, e indícios de uma provável guerra, fora as novas amizade, e sentimentos, até então desconhecidos pela garota.
                   
                                                                             ***

            Bom, vamos agora a minha pequena e humilde opinião...
                É um filme incrivelmente bom! Eles não mudaram completamente a essência do livro, como em alguns casos... É claro, muitas coisas são cortadas, algumas cenas que pensamos "Como puderam tirar isso? É parte importante da história", mas, claro, não caberia todas as cenas importantes nos 139 min, né? rs
                Eles também alteraram "sequencias" e adicionaram algumas cenas, substituindo outras, o que , claro, não gostei muito... Divergente, foi o livro que me fez ler, um pouco compulsivamente, não concordei com todas as alterações, muitas tiraram aquela "magia" que elas transmitem.... Não é ruim! Longe disso! É incrível! Um filme fantástico, assisto quantas vezes estiver passando!
                 Alguns personagens não são abordados , o que é bem triste, por que com eles, tudo teria mais sentido e seria mais emocionante, muitas aventuras foram cortadas, porque os personagens que as viveram não foram abordados.
                  Algo que prevíamos para os próximo filmes era a enorme mudança em algumas cenas, já que a maioria dos personagens, ainda não tinham sido "apresentados" s nós.
                 Mas, como leitora, posso dizer que fiquei feliz com essa adaptação, se tivesse o poder, mudaria algumas coisinhas... Mas, assistam!
                  Poderia citar outras milhões de cenas que me agradaram, ou desagradaram, mas vou evitar alguns SPOILERS.... Obrigada! De nada! ;)


     Ficha técnica:   

Nacionalidade: EUA
Classificação etária: 14 anos
Estréia: 17 de abril de 2014
Duração: 139 minutos
Direção: Neil Burger
Roteiro: Evan Daugherly
Elenco:  Shailene Woodley (Beatrice/Tris Prior)        
        Theo James (Quatro/Tobias Eaton)
               Kate Winslet (Jeanine Matthews)
               Zoe Kravitz (Christina)
              Ansel Elgort (Caleb Prior)
                    -entre outros-
Nota:


                                            


  Já assistiram? O que acharam?
Não assistiram? Assista e nos conte o que acharam!
                                                           



Ana Clara Rodrigues :*

Nenhum comentário:

E aí? O que você achou do post? Deixe um comentário. Sua participação é muito importante para nós ❤