15 outubro 2015

Resenha: Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven)

"-Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas.
Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo você mesmo,
e que um salto de 383 metros de altura pode parecer mais alto
 que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa."
(Página 92)


Theodore Finch e Violet Markey são dois adolescentes que tem vidas opostas. 
Finch, é um garoto do tipo nerd, nada popular, gosta de ficar sozinho, tem poucos amigos, seus pais são separados, convive com problemas familiares e tem pensamentos suicídas além de enfrentar uma depressão.
Violet é uma das garotas mais populares do colégio, está sempre rodeada de amigos, é inteligente, já sabe o que quer cursar na faculdade, tem um namorado. Mas sua vida muda depois de
sofrer um acidente de carro com a irmã, e apenas Violet sobreviver. Depois do acidente, fica cada vez mais complicado para a garota encontrar um motivo para viver, continuar enfrentar os desafios da vida.
Até que o destino os unem, Finch está em cima da torre do sino da escola até que vê Violet, na mesma situação que ele, ambos tem pensamentos de suicídio, ambos estão prestes a pular.
 Felizmente, ele a ajuda e juntos eles conseguem sair daquela situação mas Violet torna-se a heroína da escola, a garota que salvou a aberração (apelido[muito maldoso] aplicado a Finch).


 Depois daquela situação, eles acabam tendo que fazer um trabalho de geografia juntos: visitar lugares desconhecidos de Indiana(cidade que eles moram) e entregar um relatório sobre todos os lugares visitados. 
 Durante essas visitas a lugares incríveis, você também vai fazer descobertas incríveis sobre os personagens, vai descobrir que eles tem muito em comum.
"Conheço a vida bem o suficiente pra saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmos de ir embora."

Por lugares incríveis é definitivamente um dos melhores livros que eu li esse ano, em apenas dois dias, ri, chorei, me empolguei, presenciei momentos especiais na vida de Finch e Violet. A escrita da autora é simples e ao mesmo tempo complexa(com os pensamentos de Finch) mas os personagens(alguns) tem um toque de humor que tornam a narrativa muito prazerosa. Da mesma forma que o livro é um romance juvenil, trata de assunto muito ''adulto'', o fato de que a autora escreve sobre o suicídio de forma sutil porém verdadeira, deixou-me impressionada. O 
suicídio não é brincadeira.
Na minha opinião, o único ponto negativo do livro foi que a autora não desenvolveu muito bem os personagens secundários, por exemplo, eu gostaria de saber um pouco mais sobre o Sr. Embry.
  A mensagem que o livro passa, esse é o importante. Esse livro me fez pensar durante dias, fez eu ficar acordada pensando e pensando, fez eu refletir sobre minhas atitudes. E principalmente esse livro fez eu refletir sobre quem eu sou. Quem eu penso que sou. E quem eu realmente sou.
No final do livro, nos agradecimentos e na nota da autora podemos descobrir como essa história está tão relacionada com a vida de Jennifer Niven.

Curiosidades: ao longo da história o livro tem algumas ilustrações(bem simples) e ao final do livro são apresentadas mais informações sobre os 28 lugares incríveis visitados por Finch e Violet ao longo de toda a história.


Título: Por Lugares Incríveis
Autor(a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção/ Literatura Juvenil/ Romance
Nacionalidade: EUA
Tradução:Alessandra Esteche
Número de páginas: 336
Lançamento: 07 de janeiro de 2015
ISBN: 978-85-65765-57-2

Classificação: 

Espero que tenham gostado!
Um grande abraço e até a próxima!
Yasmin Deodato

6 comentários:

  1. Oi tudo bom ?
    Esse livro realmente vai figurar nas minhas melhores leituras do ano pelo simples motivo de ser perfeito, a mensagem que ele passa
    Ai nem consigo definir viu?
    beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só ouço falar bem desse livro e o desejo por ele só aumenta ❤
    Não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos e apreciar uma boa leitura :)
    Adorei sua resenha e acompanho o blog sempre...

    Abraço e Bons Livros Sempre,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin!
    Essa foi uma das minhas melhores leituras do ano também e esse quote que você colocou no início da resenha também é um dos meus favoritos :)
    A nota da autora no final também me deixou muito surpresa.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Eu quero muito ler esse livro e já até o comprei, chegou semana passada ♥♥♥
    Espero lê-lo até o fim do ano e gostar tanto quanto você haha
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito
    PS. Te indiquei para uma tag no blog

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li o livro mas gostei mto da temática desde que vi seu lançamento, quero ver como estes dois jovens conseguem novos sentidos sem suas vidas! Parece ser tocante!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de temática adolescente. Tinha parado de ler romances assim por que não combinava mais tanto com minha vida, agora que voltei a dar aulas, é sensacional ler e imaginar alunos como personagens :3
    A Bela, não a Fera está passando por reforma, enquanto isso acesse
    | YOUTUBE |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

E aí? O que você achou do post? Deixe um comentário. Sua participação é muito importante para nós ❤